Invisível – Eloy Moreno

SINOPSE: Emotiva, surpr­eendente e diferente, esta história podia ser a de qualquer um de nós.

Um rapaz acorda no hospital após um acidente grave. Quando os pais lhe pedem para falar com uma psicóloga, ele explica-lhe que tudo aconteceu porque se tornou invisível e desenvolveu uma série de superpoderes. É então que começa a contar como tudo se passou…

Ele pega na sua mochila, desce as escadas e caminha para a escola. Poderia ter sido uma sexta-feira como qualquer outra, não fosse o teste de Matemática na última hora. E se, daquela vez, o rapaz tivesse dado outra resposta, talvez as coisas tivessem sido diferentes. Mas aquela resposta muda a sua vida.

De um dia para o outro, o seu mundo fica cheio de monstros: que vão e voltam, que magoam e humilham. e outros monstros que assistem a tudo e viram a cara. O rapaz sente a raiva crescer dentro dele, mas não sabe o que fazer com ela. Gostaria de se tornar um super-herói, de ter um superpoder capaz de impedir que se magoe novamente.

E, de repente, ele encontra esse poder, o poder da invisibilidade.

OPINIÃO: Importante, pertinente, para todos, para miúdos, para graúdos, para pais, para professores, para toda a santa gente deste mundo!

Vamos abrir os olhos para o bullying, para a exclusão social, para a dor de viver em silêncio… invisível!

Sente-se mais na adolescência, mas a sensação de que não somos vistos pode surgir em qualquer idade. Sofrem mais os jovens, porque ainda estão a moldar a personalidade e estão, por isso, mais vulneráveis. Porém, sofrem também as crianças, que se agarram aos pais no final do dia, porque é ali que se sentem parte de um todo. Contudo, sofrem os adultos, que dão por si presos numa rotina, em obrigações, numa luta contra o tempo, dando por si sozinhos… invisíveis.

Todos sofremos de “invisibilidade” e é por isso que este livro deve ser lido por TODOS. É importante lutar contra o egoísmo, contra o comodismo, contra o “Eu supremo” que não nos deixa ver os outros.

É importante ganhar coragem para intervir. É importante deixar as pessoas entrarem na nossa bolha.

Mas… também é importante ganhar coragem para sermos vistos…

Uma história sobre um rapaz que deixou de ser visto. Um miúdo que tem o poder de se ocultar dos demais. Até onde nos engana a nossa mente para não termos de encarar a realidade?

Não quero ser visto ou ninguém me vê? Onde começa uma e acaba a outra?

Deixe um comentário