A verdade e as mentiras de Ella Black – Emily Barr… por Andreia Silva

38372481SINOPSE: E se a tua vida não passasse de uma grande mentira?

Aquele parecia ser um dia normal, como tantos outros na vida da jovem Ella Black. Mas, subitamente, Ella é surpreendida no liceu pelos próprios pais. Sem aviso nem explicações, levam-na e os três partem de Londres para o Rio de Janeiro, numa viagem inesperada e misteriosa.

Confusa e sem respostas convincentes, Ella pergunta-se de que coisas terríveis estarão os pais a fugir. O que os terá levado a deixar tudo para trás?

Longe dos amigos e da vida que sempre conheceu, sente- -se ainda mais perdida quando se depara com uma revelação impensável: Ella é adotada e os pais adotivos levaram-na para o Brasil para fugir da mãe biológica.

Desesperada com esta nova realidade e em busca de explicações, foge de casa, iniciando uma perigosa jornada pelas ruas e favelas da cidade.

Mas que outras revelações virão do seu passado? Estará Ella preparada para enfrentar a verdade?

Uma aventura de busca de identidade, passada num ambiente exótico e perigoso, com que o público jovem adulto facilmente se identificará.

OPINIÃO: Ella Black vive a sua vida de uma forma isolada com os pais. Um dia, estes, de repente, levam-na para o Rio de Janeiro sem lhe dizerem o porquê.

A sinopse que está no livro é um pouco enganadora. A questão da adopção da Ella só é posta à tona depois de mais de 100 páginas, logo esse facto não devia estar esparramado na sinopse. Daria ainda mais imprevisibilidade à história que parece ser à partida bonita e é na verdade muito dura. Por ser contada na primeira pessoa torna-se ainda mais real toda a confusão da vida que Ella tinha, e na que vai ganhando ao longo do enredo.

A dicotomia na personalidade da Ella (e é uma personagem muito bem construída) dá a todo o livro uma fluidez e uma antítese de sentimentos para com a protagonista. Nós, leitores, ficamos sempre com o pé atrás e ao mesmo tempo com vontade de a abraçar e dizer que vai ficar tudo bem.

É muito mais do que uma história sobre adoção. Fala-se de crescimentos difíceis e forçados e de vidas interiores tão complexas que, por vezes, tornam impossível achar a felicidade.

Há qualquer coisa de profundo neste livro que me faz dar as 5 estrelas. E elas são merecidas.

A jornada que a Ella faz ao longo destas páginas mostra-nos como a vida às vezes nos leva por caminhos estranhos, mas certos. E que, como seres humanos, temos de aprender a conviver com as nossas próprias vozes interiores, mesmo que por vezes elas sejam más.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s