Um Pequeno Favor – Darcey Bell

35154136SINOPSE: Ela é a tua melhor amiga.
E conhece todos os teus segredos.
Por isso é tão perigosa.
 

A vida de uma mãe sozinha desmorona-se quando a sua melhor amiga desaparece, neste thriller arrepiante, na linha de Em Parte Incerta e A Rapariga no Comboio.

Tudo começa com um pequeno favor, um gesto que as mães de bom grado fazem umas pelas outras. Quando Emily pede à melhor amiga que lhe apanhe o filho nas escola, Stephanie nem hesita. Tal como elas, os seus filhos são melhores amigos.

Stephanie é viúva e trabalha a partir de casa, no seu blog. Vivia uma vida solitária até conhecer Emily, uma sofisticada executiva com um trabalho muito exigente em Manhattan.

Só que Emily não regressa. Não atende o telefone nem responde aos sms da amiga. Stephanie sabe que aconteceu algo de terrível e, alarmada, recorre aos leitores do seu blog para pedir ajuda. Contacta também o marido de Stephanie, o belo Sean, para lhe dar apoio emocional. É o mínimo que pode fazer.

Acabam por receber notícias terríveis.

Mas serão verdadeiras? Stephanie não tarda a dar-se conta de que nada é tão simples como parece, nem sequer um pequeno favor.

OPINIÃO: Preparados para conhecer gente maluca? Então embarquem na leitura deste livro, porque aqui assistimos ao que acontece quando 3 pessoas se deixam levar pelas emoções, tomando decisões arriscadas para satisfazer o ego.

Quando uma narrativa corre na primeira pessoa, o autor consegue mais facilmente manipular o leitor. Assim, a fazer lembrar o livro “Em parte incerta”, somos fintados constantemente pelas personagens, que do mesmo acontecimentos tecem perspectivas distintas, sendo todas reveladoras das personalidades reais e, sobretudo, dos objetivos das ações que tomam.

São 3 os personagens que nos são dados a conhecer. No entanto, achei muito interessante as diferenças no discurso de Stephanie. Esta personagem tem um blogue para “mães”. Qualquer mãe que ande pela internet sabe do que estou a falar. Existem inúmeras páginas, sites, blogues e grupos de facebook exclusivamente dedicados à maternidade. É nestes locais que muitas “mamãs” desabafam sobre as dúvidas que surgem no desenvolvimento dos filhos. Rapidamente percebemos que estas conversas seguem uma certa moralidade indiscutível. Há situações que não se questionam! Por isso, é frequente lermos frases como “como todas as mamãs estão cansadas de saber” ou até “como qualquer mamã poderá afirmar”, entre outras.

Stephanie sabe disso e não ousa chocar as suas seguidoras com aquilo que realmente lhe vai na cabeça. Assim, somos premiadas com duas versões da mesma pessoa: a mãe e amiga perfeita, e a verdadeira mulher que se esconde por detrás destes rótulos.

Deu-me imenso prazer assistir a esta hipocrisia a que a internet normalmente conduz. Mais ainda me agradou conhecer Emily e contrastá-la com a mulher que Stephanie pensa que a amiga é.

Quanto ao marido, pareceu-me um acessório essencial para o enredo, mas pouco relevo lhe pode ser dado pela forma como é apagado pelas personagens femininas.

O meu interesse aumentou a meio do livro com uma revelação (que eu já esperava), por se tratar de um tema (se é que se poderá chamar a tal característica um tema) que sempre me fascinou. Uma vez que se trata de um momento de resolução para o enredo principal, não posso adiantar mais. Leiam! :p

É uma história que se lê muito bem. Alguns pormenores pareceram-me inverosímeis, nomeadamente os efeitos secundários de um certo medicamento e a completa estupidez da polícia. Contudo, à parte esses momentos mais “convenientes, julgo ser um livro que agradará aos leitores que gostam de personagens disfuncionais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s