O milésimo andar – Katharine McGee

35272514SINOPSE: Uma torre de mil andares. A visão brilhante de um futuro onde tudo é possível se assim o desejarmos. Nova Iorque, cidade de sonhos e inovação daqui a cem anos. Todos querem qualquer coisa… e todos têm algo a perder. O exterior impecável de Leda Cole esconde um vício secreto por uma droga que nunca devia ter experimentado e por um rapaz em quem nunca devia ter tocado. A vida bela e descuidada de Eris Dodd-Radson desmorona-se quando uma traição lhe destrói a família. O trabalho de Rylin Myers num dos andares mais altos mergulha-a num mundo e num romance inimaginável… mas essa vida nova custar-lhe-á a que tinha antes? E a viver acima de todos, no milésimo andar, está Avery Fuller, uma rapariga que parece ter tudo, mas que vive atormentada pela única coisa que nunca poderá ter.

Segredos, escândalos e traições numa Nova Iorque como nunca a viu.

 

OPINIÃO: Estou muito surpreendida pela positiva.

Quando li a sinopse, percebi logo que ia gostar.

Em tempos, fui espetadora da série Gossip Girl e delirava com a crueldade daqueles adolescentes que tinham o mundo aos seus pés.  Nesta história, tal como em Gossip Girl, assistimos a uma enorme discrepância entre dois tipos de gentes: os ricos e os outros.

Em “O milésimo andar” existe uma Torre. Estamos em 2118 e a tecnologia é por demais avançada. As possibilidades sociais e monetárias verificam-se de acordo com o andar que cada um habita.

Os personagens que vivem mais acima, vivem no limite dos seus apetites. Tudo é ainda mais facilitado, devido aos avanços que o mundo trouxe àqueles que os podem pagar, está claro! Quanto mais possuímos, mais dificuldade temos em aceitar o que não podemos obter. Mas há coisas que o dinheiro não compra, e o ser humano há de sempre pecar sobre os mesmos erros.

Os elementos futuristas não são evidenciados ou exagerados. São mencionados com normalidade ao longo da narrativa, não deixando o leitor perdido em pormenores mas a desfrutar da leitura. Contudo, é impossível não ficarmos maravilhados ou horrorizados com o que o futuro nos poderá vir a reservar. Alguns momentos, o que nos é explicado o porquê de os nossos carros serem objetos proibidos, entre outros, deixaram-me a refletir no pendor segurança vs. liberdade.

Neste ambiente, já por si interessante, somos apresentados a 5 adolescentes: Avery, Leda, Rylin, Eris e Watt.

Todos escondem segredos e todos querem alguma coisa.

No entanto, o trama não é assim tão simples. O prólogo remete-nos logo a uma tragédia, na forma de prolepse, e eu confesso que não estava à espera de ficar amarrada às páginas desta maneira.

Entramos na leitura do livro a saber o que aconteceu, como vai terminar, mas não sabemos as identidades nem os motivos. Isto é de deixar qualquer um doido!

Está tudo mal! Todos os personagens são fintados, na sua felicidade, por algo exterior a eles. Depois, a coisa começa a recompor-se e, quando achamos que já sabemos responder às questões que nos acompanham desde o início, caímos numa armadilha.

Assim que o terminei, pensei que isto não podia terminar assim! Fui investigar e descobri duas novidades excelentes:

  1. O segundo volume tem data marcada para agosto de 2017 (Editorial Planeta, vão lançá-lo cá?)
  2. Os direitos já foram adquiridos para uma série televisiva!

Estou em pulgas para saber o que vai acontecer a seguir, como é que esta gente se vai desenvencilhar da teia onde se emaranharam.

Um reparo menos bom está na construção do texto, por parte da tradução e revisão. Foram, por exemplo, acrescentados termos como “a jovem”, “a senhora”, muitas vezes ao longo do livro, que não estão no original e que tornam o texto muito amador. 

Uma leitura para estes meses de verão. É um livro leve que não é oco. Tem muita substância e não maça.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s