Em busca do carneiro selvagem – Haruki Murakami

3427989SINOPSE: Ambientado numa atmosfera japonesa, mas com um pé no noir americano, Murakami tece uma história detectivesca onde a realidade é palpável, dura e fria, e seria a verdade de qualquer um, não fosse um leve pormenor: é uma realidade absolutamente fantástica. Um publicitário divorciado, que tem um caso com uma rapariga de orelhas fascinantes, vê-se envolvido, graças a uma fotografia publicitária, numa trama inesperada: alguém quer que ele encontre um carneiro! Mas não é um carneiro qualquer. É um animal que pode mudar o rumo da história. Um carneiro sobrenatural…

Murakami dá a esta estranha história um tom que só um oriental pode imprimir a uma crença, fazendo-a figurar como um facto da realidade. Coloca, de uma forma genial, a fantasia na aridez do mundo real.

OPINIÃO: Esta é a primeira obra que leio do autor. No entanto, não foi a primeira vez que tomei contacto com a escrita dele, uma vez que já tinha, em tempos, lido o conto “Sono”(que foi, de facto, um autêntico sono)

“Em busca do carneiro selvagem” é o título, o tema e todo o enredo do livro. Ora, se por um lado somos presenteados com a escrita maravilhosa de Murakami, por outro lado vemo-nos enredados em páginas páginas de conteúdo inútil.

Claro que faz pensar, muitas vezes refleti sobre o que poderia ser este carneiro e o que é que o autor pretendia transmitir com as alusões que lhe ia fazendo ao longo do livro. Houve até um ou outro capítulo que voou! Mas, assim que eu pensava que a “coisa” ia arrancar, voltava a letargia.

Fiquei mesmo triste por não ter gostado, acreditam?

Fechei o livro e pensei: “É isto?”

Julguei mesmo que ia ficar arrebatada. Há tanto tempo que não dou 5* a um livro…

Contudo, fui advertida para não desistir de Murakami porque há livros bastante melhores do que este e que, talvez, façam mais o “meu género”(seja lá isso que for).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s