Teoria geral do esquecimento – José Eduardo Agualusa

17SINOPSE: Luanda, 1975, véspera da Independência. Uma mulher portuguesa, aterrorizada com a evolução dos acontecimentos, ergue uma parede separando o seu apartamento do restante edifício – do resto do mundo.

Durante quase trinta anos sobreviverá a custo, como uma náufraga numa ilha deserta, vendo, em redor, Luanda crescer, exultar, sofrer.

Teoria Geral do Esquecimento é um romance sobre o medo do outro, o absurdo do racismo e da xenofobia, sobre o amor e a redenção.

OPINIÃO: Que nome tão apropriado!

Aqui está um livro que:

– fui confundindo o enredo com outros do género já lidos, ao longo da leitura;

– passaram apenas 3 dias do término e já mal me lembro do que se tratava mesmo a história (tinha história?);

– tenho a certeza absoluta que daqui a um mês, quando isto for publicado já nem vou ter a certeza se li o livro ou não (estou a escrever a opinião antes que me esqueça mesmo de tudo, mas será publicada depois das outras todas que estão em atraso)

E ademais!!! Que coisinha tão aldrabada!! Páginas com um verso, poesia pelo meio, títulos de capitulos a ocupar uma página e margens a “comer” a folha.

É para justificar o preço?

Ok. Vamos lá à história:

Ludo é uma mulher mesmo muito estranha. Tipo, a mulher tem medo de e lhe caia o céu em cima! (No fim, é-nos dada uma explicação melhor para isto e até poderá ser um dos poucos pontos altos do livro, resumido em 2 linhas)

Depois, há uma carrada de outros personagens, que se confundem uns com os outros pelos nomes e pelos enredos, e uns pombos. Uns pombos que tiveram um papel bem mais engraçado do que a maioria dos personagens. Há que referir o macaco e o cão, que também ficam mais algum tempo na memória.

É bom ler estes livros. Ganha-se sempre pela beleza da narrativa, pela escolha acertada das palavras. No entanto, estes enredos matam-me pelo desinteresse.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s