Matadouro Cinco – Kurt Vonnegut

12401424SINOPSE: O romance da vida de Billy Pilgrim (duplo quase autobiográfico de Kurt Vonnegut), nascido em Ilium en 1922, filho único do barbeiro da aldeia.

Neste livro Kurt Vonnegut utiliza os métodos da ficção científica para permitir flash-back contínuos do personagem, mas também para abrir uma quebra narrativa na trama principal intitulada A Cruzada das Crianças, e que é antes de tudo uma extraordinária denúncia dos extermínios organizados pela humanidade.

Uma obra prima da literatura.

OPINIÃO: What? O que se passou aqui?

Temos um Billy que é uma seca de pessoa. Um homenzinho ridículo na sua postura, nas suas ações e, sobretudo, na falta delas.

Mas o Billy é mais do que o marido, pai, oculista de profissão e ex veterano de guerra. O nosso personagem já esteve noutro planeta, mas ninguém percebeu a ausência uma vez que o tempo segue de forma diferente cá na terra.

Esta travessia entre mundos não é nada comparado com a capacidade que Billy tem de viajar no tempo. E com os simpáticos habitantes do outro planeta aprendeu a visualizar a vida como um todo: passado, presente e futuro. Logo, quando a morte chega, não é uma novidade e o falecido não desaparece, continuando vivo no passado.

Agora é a vossa vez: What?

Profundo? Sim.

Um clássico que faz pensar, mas que também traz dores de cabeça.

O enredo não decorre com um princípio, meio e fim, mas como um todo também. A meio percebe-se isso e pode tornar-se cansativo, convidando a pousá-lo.

Leiam! Faz bem ler clássicos. Nem que seja para depois se perguntar: What?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s