O fim da inocência -Francisco Salgueiro

9SINOPSE: Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

OPINIÃO: Muito cru.

Demasiado expositivo e com uma linguagem rude. Não se poupam os palavrões, as expressões mais banais.

Custou-me imenso arrancar. Estava sempre a fechar o livro, qual beata escandalizada, ou a franzir o sobrolho da falta de gosto na construção do texto.

Ok. É suposto ser realista e tal, mas está um pouco… Demasiado.

No entanto, depois do choque inicial e de andar a lê-lo às “nicas”, embrenhei no enredo e deixei-me levar pelas vivências aterrorizantes desta jovem portuguesa.

Assusta. Não posso mentir, esta história assusta quem tem filhos. Contudo, a minha adolescência não foi assim há tanto tempo e, se esta é a realidade da Lisboa dos ricos, não me parece que seja a de aqui.

Todavia, se é para este género de cenários que estamos a caminhar com as redes sociais e com a sexualidade banalizada, está na altura de inverter o processo, porque este mundo de facilitismo e alheamento é destrutivo a todos os níveis.

Além disso, não vamos cuspir para o ar. Qualquer um pode vir a ter uma Inês em casa e não se aperceber até ser tarde demais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s