A delicadeza – David Foenkinos

1SINOPSE: Nathalie e François podiam ser personagens de um conto de fadas. Desde que se conheceram, a sua relação irradia uma felicidade sem mácula. Mas não estamos perante o clássico girl meets boy. O que David Foenkinos nos oferece neste romance que explora o lado mais lúdico da ficção é uma análise séria, inteligente e bem-humorada do comportamento amoroso, capaz de nos fazer apaixonar pelos dois protagonistas e de nos envolver profundamente no seu drama humano.

Críticas de imprensa
«Foenkinos conseguiu realizar uma missão impossível: fazer sorrir e refletir com um romance de amor. Os seus diálogos, como as situações que descreve, são suculentos…e delicados. Um livro que se deve ler e oferecer.»
Le Fígaro

«O único romance selecionado para todos os prémios da rentrée literária (Médicis, Renaudot, Femina, Interallié e Goncourt).»
La Tribune

OPINIÃO: Que delicadeza… que história tão delicada… que personagens tão… delicados! Que seca!

Não entendo o cinema francês, pelo que parece, o mesmo se passa com a literatura!

Ok, reconheço que não sou uma criatura muito romântica. Porém, acredito que isso me torna mais exigente neste género! Há, inevitavelmente, livros que me cativam pelo amor que emanam, que me fazem torcer pelo casal e que me apertam o coração quando a imprevisibilidade lhes bate à porta. Este livro é simplesmente fraco!

Começa bem, no sentido em que promete uma certa emotividade (e consegue). Os primeiros acontecimentos permitem alguma entrega do leitor ao que Nathalie está a sentir. Depois, enrola… Enrola e embrulha e perde o interesse. Assim que a nova personagem entra em ação, já não tenho qualquer afeição por Nathalie. Gosto dele, são engraçados os seus pensamentos, até que se torna patético.

O fim. Teve um fim? Ok. Ele cai do céu e o mundo é cor de rosa e o tempo para e nunca mais há de correr outra vez porque “o resto do mundo não interessa”. What a cliché!!!

Definitivamente, não foi livro para mim.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s