Refugiados, migrantes ou invasores?

O texto não é da minha autoria. O autor assina sob ao pseudónimo de Jow

Todos os dias, os refugiados são notícia, seja porque foram encontradas umas dezenas de refugiados mortos no mediterrâneo, enquanto tentavam uma fuga para uma vida melhor ou porque saltaram o arame fartado em determinado país.

Com o aglomerado de notícias surgem também inúmeras opiniões, e estas dividem-se: há quem tenha pena, quem tenha ódio, ou simplesmente um sentimento de indiferença em relação ao futuro destas pessoas.

“São pessoas fugidas da guerra”. Mas qual guerra? Estes países há décadas que vivem em guerra constante, até arriscaria dizer que já faz parte da tradição destes povos divididos pela religião, por interesses políticos e económicos. Com isto pergunto: porquê agora esta fuga? Não haverá um interesse “extra” por detrás de toda esta polémica?

Toda a gente tem o direito de ir à procura de uma vida melhor, mas porquê a Europa? Porquê a Alemanha? Porque não escolher um dos países com uma cultura idêntica? Não encontro resposta porque ainda ninguém me soube esclarecer, há sempre novos desenvolvimentos que, ora defendem os refugiados ora os criticam.

Outra questão que se levanta é como ficam os cidadãos dos países que acolhem estas pessoas? Estes países também não têm pessoas que deveriam acolher? Acho que sim. Portugal tem centenas de pessoas a morar na rua e outras tantas a viver em condições desumanas. Por que não também dar uma casa totalmente equipada a estas pessoas?

Estamos perante uma crise humanitária. Qual a solução adequada? Mas antes disso, qual é o cerne da questão? O que espoletou tudo isto? Na minha opinião, a questão deveria ser avaliada a partir do começo. Para que servem os movimentos criados em função da paz, não é para acabar com a guerra? Não terá a guerra destes países solução?

giphy

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s