A cúpula – Stephen King (Vol.I)

18717197SINOPSE: Num bonito dia de outono, um dia perfeitamente normal, uma pequena cidade é súbita e inexplicavelmente isolada do resto do mundo por uma força invisível. Quando chocam contra ela, os aviões despenham-se, os carros explodem, as pessoas ficam feridas. As famílias são separadas e o pânico instala-se. Ninguém consegue compreender que barreira é aquela, de onde vem ou quando (se é que algum dia) desaparecerá. Agora, um grupo de cidadãos intrépidos, liderado por um veterano da guerra do Iraque, toma as rédeas do poder no interior da cúpula. Mas o seu principal inimigo é a própria redoma. E o tempo está a esgotar-se…

OPINIÃO: Isto é King, a explorar o que podre há na humanidade.

Com um pé na terra e outro do imaginário, o autor bestseller americano, consegue levar-nos a visualizar a possibilidade de coexistirmos com o sobrenatural e a temer ainda mais os nossos iguais.

A temática de fim do mundo já é debatida há muitos anos, mas aqui não é bem um fim do mundo à escala global, mas concentrado numa cidade pequena que, já antes da descida da cúpula que os encurralou, viviam num  clima de familiaridade e de comodismo político.

O povo consegue ser mesmo cruel com os desconhecidos e cego ao que se habituou a confiar…

King é duro com as palavras, com as descrições. Não se refreia nas ações que o ser humano é capaz. A cúpula explora uma comunidade a cair lentamente numa anarquia, com medo e fragilizada pelo isolamento.

O pacto social caminha para o grande leviatã, a entrega das vidas a um só homem. Um homem sedento de poder, que não olha a meios para atingir os seus objetivos, desprovido de emoções e sem qualquer laço emocional que o enfraqueça.

Entre loucos, assustados, mártires e políticos implacáveis, no primeiro volume desta história, a paz desaparece.

Estou para ver como é que isto se vai desenrolar e, sobretudo, terminar…

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s