Plot&Structure – James Scott Bell

20181SINOPSE: The second book in the Write Great Fiction series, Plot and Structure offers clear and concise information on creating a believable and engaging plot that readers can’t resist. Written by award-winning thriller and suspense author James Scott Bell, this handy instruction guide provides: Easy-to-understand techniques on every aspect of plotting and structure, from brainstorming story ideas to building scenes, and from using subplots to crafting knock-out endings; Engaging exercises, perfect for writers at any level and at any stage in their novel; Practical and encouraging guidance from one of the most respected writers publishing today; Full of diagrams, plot brainstormers, and examples from popular novels, mastering plot and structure has never been so simple.

OPINIÃO: Há uns meses, se me falassem em estrutura e outlinings, apontaria logo a palma da mão com o argumento convicto de que isso limitava a minha criatividade.

WRONG!!!!!!!

Bem dita a hora em que investi um pouco de tempo nestes livros!

James Scott Bell, de uma forma muito simples, exemplificativa e direta, ensinou-me o que eram os 3 atos, a resolução e as respetivas portas sem retorno. Com ele, aprendi a importância da primeira linha, dos inícios e a existência do incidente inicial.

Garanto que jamais escreverei um livro sem explorar estes pontos antes de tudo.

A facilidade com que tudo flui após a elaboração destes marcos é incrível. O caminho que se percorre é mais curto, pois não é um início que se dirige para um final, mas para um primeiro meio, depois para um segundo meio e, só depois de passar por estas fases, é que os nossos personagens se preparam para o climax.

James Scott Bell cita um prol de autores, tanto clássicos como contemporâneos, para segurar as premissas que admite como mais importantes na construção de uma história. O facto de serem realçados autores de diferentes eras demonstra que a estrutura não é uma moda recente, mas sim essencial para qualquer livro.

Estou rendida a esta temática e, além de James Scott Bell, outros autores já começam a chegar à minha moradia para me cultivarem sobre como tornar as minhas histórias fluídas, cativantes e dignas de saírem da minha cabeça para as vossas estantes.

Wish me luck e try it!

😉

Deixe uma Resposta

