A cada dia – David Levithan

9SINOPSE: A cada dia um novo corpo. A cada dia uma nova vida. A cada dia o mesmo amor pela mesma rapariga.

A cada dia, A acorda no corpo de uma pessoa diferente. Nunca sabe quem será nem onde estará. A já se conformou com a sua sorte e criou regras para a sua vida:

Nunca se apegar muito. Evitar ser notado. Não interferir.

Tudo corre bem até que A acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, a namorada de Justin. A partir desse momento, as regras de vida de A não mais se aplicam. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer estar a cada dia, todos os dias

OPINIÃO: Se há um livro que não cansa, aqui está ele!

Em cada capítulo o protagonista assume uma corpo diferente, uma identidade nova. Só um aspeto persiste: a sua paixão por Rhiannon.

Estamos perante um ser. Este ser pensa, existe e sente como qualquer ser humano. No entanto, o seu modo de vida é deveras peculiar: todos os dias ele/a acorda no corpo de alguém e por 24 horas vive a vida dessa pessoa. Nunca viveu de outro modo e aprendeu a não se apegar a ninguém porque a sua existência na vida das pessoas é demasiado efémera.

Ele não existe para ninguém, a não ser para si mesmo. Enquanto vive, recebe dos outros o que o seu hospedeiro tem vindo a cultivar ao longo de uma vida normal. Até que surge uma pessoa que o leva a interferir, alguém a quem ele se quer mostrar, a quem quer deixar uma marca.

Este livro, além de um belo romance, deixa-nos a pensar: Nós amamos uma pessoa ou um género? A estabilidade é importante? O que requer uma relação?

Rompe com o preconceito, é uma bofetada subtil à homofobia e uma delícia para qualquer leitor que procure algo leve, mas com alguma profundidade reflexiva.

Está mais do que recomendado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s