Drácula – Bram Stoker

5601072555631SINOPSE: Negação de Cristo
Drácula é um dos melhores clássicos de terror de sempre. Bram Stoker maravilha com a sua descrição dos lugares e dos pontos de vista de cada uma das personagens. O livro está estruturado na forma de vários diários escritos pelos protagonistas (à excepção do próprio Drácula), oferecendo uma perspectiva única da experiência individual.

OPINIÃO: What a MFH desilusão! …

Eu adoro vampiros. Eu sou completamente apaixonada por esta criatura. Nunca tinha lido o “senhor” livro “pai” dos vampiros e agora…

A culpa foi do cinema. A culpa foi daquele fabuloso filme de 1992, em que Drácula é um ser complexo, profundamente atormentado, apaixonado, obcecado e determinado a obter os seus fins, independentemente dos meios que tenha de seguir.

O livro não tem nada disto! No livro, Drácula é um animal sedento de sangue. (Ponto final) Não há segundas interpretações, não deixa lugar para a dúvida, para a reflexão. É o que é e mais nada.

E não é que ele pode andar à luz do dia (desde que devidamente alimentado)? Ai…

Digam-me que este conjunto de cartas e diários melodramáticos, com um tom sempre “polite” e amistoso não é o início de tudo. Falem-me de obras anteriores, em que há mais do que um predador no terrorífico vilão da noite.

E a paixão? E o amor por Mina? Nada de nada. Isso foi invenção da sétima arte. Ela não é mais do que uma simples vítima.

Pouco se conhece do homem que Drácula alguma vez foi.

Ponto positivo apenas para alguns momentos de terror que conseguem, de facto, arrepiar. Coisas simples: dormir de olhos abertos; descer o castelo como um felino, entre outros.

Mais um clássico lido para a grande lista de livros “para ler antes de morrer”.

Advertisements

One thought on “Drácula – Bram Stoker

  1. Muito interessante o blog e a análise deste livro 🙂 Eu ainda não vi o filme do Drácula, mas sempre pensei que ele mesmo no filme não tinha sentimentos e que só queria dar dentadas em pescoços, como um típico vampiro ahah
    Estou curioso em ver o filme 🙂 Continua com este fantástico trabalho colega. Bjo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s