Cemitério de Pianos – José Luís Peixoto

2531634SINOPSE: Cemitério de Pianos é o quarto romance de José Luís Peixoto. Os narradores, pai e filho, desvendam a história da família, que vive em Lisboa, e falam da morte: a morte como destino irremediável, ciclo ininterrupto, renovação e elo entre gerações.

logo

OPINIÃO: A minha estreia com José Luís Peixoto.

Mais um autor português conhecido, mais uma história triste, pessimista e confusa.

Não é que não me agrade este género de leitura, mas pergunto-me o porquê de se verificar tanto fatalismo na literatura portuguesa.

Este livro conta a história de 3 gerações da mesma família. Conhecemos o avô, o filho e o neto. O avô tem 4 filhos, o filho dele acaba por ter 4 filhos também (com o mesmo nome dos tios) e o neto é o único que viverá uma vida diferente. Pareceu-me que esta família vivia numa espécie de ciclo eterno, em que os erros se repetiam infinitamente. Pois, o avô tinha um tio só com um olho, o filho idem e o neto idem aspas aspas.

É confuso? Eu também achei, e acho! Porque é das tais situações que nem lendo o livro na íntegra se percebe direito!

Para agravar a estranheza da leitura, de repente, a bebé Íris de apenas 2 anos começa a conversar com o seu avô morto, como uma pessoa adulta muito sabida e moralista, sabendo que é uma personagem de uma história, cujo avô não está morto, mas é o narrador omnipresente do enredo. WTF????

Right! Foi o que eu achei.

Acabou por me prender um pouco pelo nó que me deu, mas, não ficando esclarecida, não consigo dizer que gostei.

Acredito que tenha sido um livro dificílimo de escrever, mas acabou por tornar-se impossível de o entender.

Falta qualquer coisa. Uma bóia para nos agarrarmos, talvez. Mais explicação do autor para que não nos sintamos tão perdidos.

Gosto de livros que deem asas a múltiplos desfechos e interpretações, porém, que tenham um raciocínio lógico comum. Isto não tem!

Enfim. Nem sei o que dizer mais.

Estranho.

 

Deixe uma Resposta

